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Seis dicas para arrumar vitrine e exposição interna para atrair clientes

O visual da vitrine e a exposição interna da loja são fatores que podem despertar
interesse do consumidor e os principais responsáveis pela primeira impressão que o
cliente tem dos produtos. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço
Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), 80% das decisões de
compra acontecem por conta de uma vitrine bem executada.

De acordo com a especialista de Visual Merchandising, Raquel de Araujo, “É
fundamental conhecer o consumidor da loja para aplicar estratégias de vitrinismo e
visual merchandising. A iluminação, distribuição dos produtos e até a música dentro
do estabelecimento podem influenciar na decisão de compra”, conta.

Em treinamento para lojistas do Ventura Shopping, em Curitiba, a profissional
compartilhou algumas dicas que podem ser aplicadas nas vitrines comerciais:

1- Tenha um planejamento: pensar em temas e datas comemorativas ao longo do
ano são boas oportunidades para a loja se comunicar com vários públicos. As
vitrines que contam histórias e possuem um tema definido com os produtos
expostos chamam mais atenção do consumidor;

2- Conheça o seu espaço: mesmo em uma loja pequena ou grande demais, é
possível ter soluções criativas. Conhecer o espaço e lembrar-se de que “menos é
mais” é muito importante. Não deixe a vitrine 100% preenchida – espaços para
respiro é a solução;

3- Atenção para a iluminação: a luz pode ser a melhor amiga da loja, se bem
utilizada. Dar destaque a um produto em promoção é uma ótima alternativa para
chamar a atenção de quem está passando em frente à loja e para quem caminha
pela loja;

4- Mude constantemente: a rotatividade dos produtos é muito importante, pois
garante que eles continuarão despertando o interesse de quem passa. Lembre-se
que os consumidores gostam de novidades;

5- Padronize as cores: usar tons de cores que combinam umas com as outras é uma
dica para chamar mais atenção do público. Cores neutras como bege, branco e
marinho são as mais indicadas para vitrines masculinas, assim como o vermelho é
indicado para liquidações e cores vibrantes para o verão;

6- Cinco sentidos: utilize técnicas de sinestesia. Atrair os cinco sentidos do corpo
humano – tato, olfato, audição, visão e paladar é uma alternativa eficaz para fidelizar
os clientes. Oferecer uma água, um espaço confortável, colocar a música certa e
ainda ter um aroma personalizado da loja são diferenciais que fazem ser sempre
lembrado.

Raquel de Araujo participou do “Arena Businnes” no Ventura Shopping, projeto do
Grupo Tacla focado em motivação, incentivo de vendas e crescimento profissional,
que tem o objetivo de oferecer maior capacitação e aperfeiçoamento às equipes das
lojas.

Fonte: Falando de Varejo

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