O que considerar na hora de promover colaboradores

O momento da promoção de colaboradores, que acontece de tempos em tempos em diversas empresas, nem sempre é tranquilo para quem gerencia equipes. Entretanto, não são todos os gestores que estudam a fundo as melhores maneiras de realizar as promoções.

Geralmente, as pessoas mais velhas de casa ou com mais experiência acabam ganhando uma promoção, muitas vezes, isso acontece até mesmo para manter o colaborador na empresa. Porém, essa não é a melhor maneira de fazer isso, pois, não é todo mundo que está habilitado para assumir novas responsabilidades ou até mesmo mudar a área de atuação.

E isso pode gerar problemas futuros para a empresa, por esse motivo, os gestores precisam analisar os perfis de cada candidato antes de baterem o martelo, afinal, existem outras maneiras de agradecer os anos de trabalho dedicados e as conquistas, por exemplo, aumentos salariais e bônus.

O mais indicado é que seja traçado um perfil cognitivo, para reconhecer as habilidades e dificuldades de cada um. Assim, será possível analisar se a pessoa vai ou não se dar bem no novo cargo.

“As vezes, uma promoção sem uma análise do perfil da pessoa pode levar a uma queda na produtividade, pois a pessoa atuava bem em uma área, mas pode não ter perfil para atuar em outro cargo. Por exemplo, uma pessoa pode ser excelente para lidar com processo no dia a dia, mas não com pessoas. Se ela for para um cargo de liderança e tiver que trabalhar com uma equipe pode ter dificuldade para liderar, interagir e coordenar pessoas”, explica a coach em educação e diretora do Espaço Educacional, Jamile Coelho.

A análise do perfil paralelamente à trajetória profissional sempre auxiliará na tomada de decisões. O teste desenvolvido pelo Espaço Educacional pode ser aplicado pelo RH da empresa, sendo sempre desenvolvido para cada exigência específica.

Fonte: administradores.com