Mensagem do Diretor

O ano de 2017 deixou como legado uma mudança no comportamento de compras do consumidor. A crise econômica fez com que o cliente ficasse muito mais racional, na hora de comprar. A percepção dessa mudança por conta do varejista é que vai garantir que o ano de 2018 possa ser atravessado com mais tranquilidade e com cada vez mais alicerce para quando o consumo retomar o crescimento esperado.

As classes A e B, por exemplo, passaram a consumir mais os itens gourmets em supermercados, como queijos especiais, vinhos e cervejas artesanais ou importadas. Esse movimento aconteceu porque esses consumidores diminuíram a frequência de idas a restaurantes e bares e passaram a se reunir com amigos e familiares em casa.

Já as classes C, D e E, grupo mais atingido pela crise, não diminuíram o número de visitas nos pontos de venda, mas o tíquete médio já não é o mesmo. Esses consumidores estão buscando ofertas e mais de um canal para fazerem suas compras. Eles ainda relutam em abrir mão de suas marcas prediletas, mas já estão fazendo isso para alguns itens da cesta de compra.

Os especialistas estão chamando esse novo momento de “reposição de oportunidade”, em que os clientes se dirigem a diferentes lojas para se abastecer somente com os itens que estão em promoção em cada uma delas.

Diante dessa nova realidade, o mais importante é que o varejista analise as informações do seu cliente para oferecer desde o atendimento até o sortimento correto. Com base nesses dados será possível investir em promoções mais eficientes ou até mesmo em alguma inovação.

Essas são algumas das ações possíveis para evitar que o consumidor deixe a sua loja e vá para a concorrência.

Bons negócios e uma ótima leitura

Cleiton Campos

Diretor Financeiro

MAIS DA Corpo Mensagem Principal
  • Conheça os benefícios de valorizar e comprar no Comércio Local

    Continue lendo Clique e leia
  • Quer divulgar a sua marca, produto ou serviço em uma mídia 100% assertiva?

    Continue lendo Clique e leia
  • 08 de Março – Dia Internacional da Mulher

    Continue lendo Clique e leia
  • CDL realiza o último sorteio da Promoção Festival de Prêmios

    Continue lendo Clique e leia
  • Comércio de Navegantes atenderá em horário especial em dezembro.

    Continue lendo Clique e leia
  • Liquida Navegantes

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais